Make your own free website on Tripod.com

   A HISTÓRIA DA PERSIANA

 

         Pierre Le Fou(1804-1850)

         Foi na Cote d´Azur (Costa Azul) que Pierre Le Fou inventou a persiana.

         Ele era engenheiro: Num dado momento de sua vida Pierre Le Fou estava estudando um método de conter o movimento das águas em um pequeno riacho na propriedade de seu pai, Antonie Le Fou, após estudar muitos métodos sem resultado algum chegou à conclusão que algumas madeiras atravessadas de uma margem à outra do riacho poderia diminuir o fluxo da água, mas este fluxo deveria ser regulável o que ele imaginou poder ser feito com o movimento das madeiras. Chegando em casa com a idéia na cabeça preparou uma maquete feita em algodão engomado com cordoamento para o devido movimento das lâminas de algodão.

         Depois de feita a maquete e engomada, sua esposa Janine Le Fou colocou a maquete em uma janela pendurada para secar a goma. Ao movimentar as lâminas da maquete verificou que a luminosidade do ambiente poderia ser controlada. O que a levou junto com seu marido a criar uma nova espécie de cortina que chamaram de persiana em homenagem a Pierre cujo seu apelido de infância era “persi”.

         Isto aconteceu em 1824.  

         Ele quando inventou a persiana contava com 20 anos de idade e morreu em 1850 de “tifo” pois naquela época não havia cura para a doença.

         Fonte: Antoine Griff, pesquisador francês dos grandes inventos e descobertas da humanidade.

VOLTAR